quinta-feira, 26 de março de 2015

Discurso da minha colação de grau Publicidade e Propaganda Março 13


Boa noite.
É possível afirmar que os quatro anos de realização da graduação de publicidade e propaganda da faculdade Anhanguera foi uma grande viagem! É por esse motivo que agradecemos ao diretor Renato, à coordenadora Cristiane, aos professores, mestres e à todos presentes em honrar este momento o qual contou com a participação significativa na conclusão dos formandos aqui presentes. Desejamos, uma excelente noite, que seja de grande orgulho essa história a ser contada hoje:
Em 2011 quando muitos não contavam com nossa astúcia, iniciámos nossa jornada. Hoje estamos aqui comprovando aos nossos familiares, que confiaram e apoiaram o nosso sonho que eles estavam certos, além de nos orgulharmos de todos os amigos, que conseguiram seguir desde o início até o fim, independente dos nossos compromissos, falta de humor e todos os efeitos colaterais de uma vida universitária.
Nessa longa estrada da vida encontramos pessoas inocentes e que não sabiam de nada, porém com um ego que os faziam parecer um novo Washigton Olivetto. Mas afinal éramos um diamante que ainda seria lapidado, leigos. Os mestres e grandes profissionais que passaram pelo nosso curso fizeram com que isso acontecesse. Com muita eficácia e preparo, nos alinharam para que estivéssemos preparados para o mercado de trabalho. Mercado esse que muitos não dão valor, que consideram como gasto. É investimento, é resolução a longo prazo. Aprendemos que qualidade é essencial, mas, diferente do dito popular, nesse caso, se não te conhecem, não tem compram. A publicidade bem feita cria a vantagem competitiva que vai te diferenciar do que é igual a você.
Já dizia um grande pensador moderno, Albus Percival Wulfric Brian Dumbledore, “São as nossas escolhas que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades”.
Falando sobre nós, os profissionais da área, somos reflexo, do que comemos, bebemos, vestimos, calçamos, além do que falamos, em quem votamos, nas crenças que temos e do grupo de amigos que fazemos parte. Estamos presente até nas vontades que as pessoas tem, não que isso seja motivo de orgulho, mas é evidente que nosso trabalho também causa sentidos. Não podemos nos sentir culpados por sermos mestres na arte da persuasão, afinal se a culpa for nossa, podemos colocar em quem quisermos e você não vai nem perceber. -
Admitimos, apesar das brincadeiras, não é uma tarefa fácil colocar quatro anos em três minutos, são diversos os sentimentos, as lembranças, alguns amores ou desamores, as amizades, inimizades, o entusiasmo em seguida o desânimo, algumas verdades e mentiras, mas muita vontade de vencer. Tudo isso parece uma loucura, mas quem foi que disse, Berenice, que não era insanidade cursar publicidade e propaganda?
Primeiro devemos lembrar por que escolhemos o curso, e não vale o fato de não ter matemática, pois descobrimos em estatística e mídia que não é bem assim. Foi uma luz, que não temos certeza se era divina ou se eram vagalumes, ou uma lâmpada de pensamento que botou essa ideia doida de fazer PP na nossa cabeça.
Curso decidido e BAM fomos nocauteados na primeira semana sendo duramente forçados a fazer amigos. Olha que absurdo. Não é direito de um publicitário ser tímido. Uma das primeiras coisas que ouvimos de nossos professores foi: Formem agências AGORA, e que a sorte esteja sempre ao seu favor. Como assim? Eu nem sei se aquela pessoa faz o dever de casa, não posso me juntar com estranhos. Evidente que isso não é uma ideia bem aceita de início, houve gritos, choros, histeria. Logos os problemas começaram a surgir. Trabalhos
perdidos, alguns eram mais empenhados que outros, entre outras coisas. Até que alguns começam a abandonar o barco ou trocar os grupos. Mas também alguns obtiveram sucesso. Aos trancos e barrancos permaneceram juntos. Essa forma estranha de nos relacionarmos com pessoas diferentes, fez com que grandes amizades fossem construídas, amizades essas que podem ficar por aqui e serem lembradas pra sempre. São variados graus de amizades, de gente que ficou junto até o fim, de alguns que saíram no meio do caminho mas se reuniram nos bares. Grupos unidos nos semáforos, em viagens a estados diferentes e algumas só causaram mesmo um estado diferente ao saírem de uma cervejada, mas já é uma outra história a ser contada.
Chegando no último ano paramos para refletir o quanto tudo valeu a pena, o que mudou. Lembramos que a coordenação se renovou e trouxe mudanças, benfeitorias ao curso. Lembramos o quanto fomos incentivados a mostrar o nosso melhor e a nunca desistir em um momento de dúvida. Tivemos a nossa disposição técnicos maravilhosos e bem dispostos a nos auxiliar nos trabalhos acadêmicos. Crescemos como alunos e como publicitários tendo como professores profissionais respeitados e que sempre se empenharam em trazer experiências diferentes e inesquecíveis. Lembramos dos debates, dos vídeos, das locuções, de interpretarmos, apresentarmos e de nos divertirmos com o nosso curso, pois mesmo com o suor , a ambição de ser perfeito, a nossa profissão nos traz prazer e vontade de finalizarmos tudo o que começamos.
No fim vemos e entendemos o quanto valeu a pena. Compreendemos que as amizades e o aprendizado prevalecem.
Seria errado dizermos que daqui pra frente seremos publicitários, porque na verdade nós já somos. Cada trabalho feito, cada momento de dedicação, cada crítica, tanto positiva quanto negativa, desde o início do curso fez com que construíssemos nossa persona publicitária.
A certeza de que demos o máximo de nós, que somos capazes de realizar um bom trabalho, que superamos as diferenças e que tivemos e temos coragem para sermos o que quisermos está presente em todos nós. Mesmo quando duvidamos de nós mesmos, a crença que cada um carrega nos fortaleceu, pois cada dificuldade só pode ser superada se carregarmos um coração que tem foco, força e fé. É No Pain, No Gain amigos. Hoje podemos dizer que a nossa viagem que teve início em 2011 e que contou com a presença de todos vocês em momentos distintos e importantes nos amadureceu e nos preparou pro que vem a seguir. Tem uma frase do livro A Cabana que diz o seguinte “Crescer significa mudar e mudar envolve riscos, uma passagem do conhecido para o desconhecido." Nossa viagem não acaba aqui, não acaba no dia de hoje e nem acabou no dia 13 de dezembro com as apresentações dos TCCs ela apenas mostrou que a vida ainda trará muitas experiências daqui pra frente e que ainda temos muito que crescer e aprender. Para encerrar desejamos que cada um aqui possa se guiar em uma estrela e ser o sucesso da próxima viagem que escolher seguir. Tudo isso fará falta, mas isso tudo faz parte de nós!
Valeu, que a força esteja com você e que todos se sintam sensacionais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário