sábado, 8 de março de 2014

Publicidade para Mulheres: Será? | Blogagem Coletiva #mulhernapublicidade

Como profissional de comunicação, não sou de me deixar levar por comerciais, anúncios e afins, mas isso não significa que não perceba o que se passa ao meu redor. E cá pra nós, já reparou como é a imagem da mulher na publicidade? No mínimo, irreal.

Mulheres eram sempre retratadas como mães, que não trabalhavam fora, cuidavam apenas da casa e da família (como se fosse pouca coisa!). Aposto que você lembrou de comerciais de margarina, produtos de limpeza, sucos e alimentos em geral, certo?

E atualmente, as mulheres têm sido retratadas nos anúncios publicitários como a mulher independente, sexy, poderosa, executiva, muitas vezes como se fôssemos versões femininas dos homens. Alguns afirmam que é assim porque mostram a "mulher de hoje".

O fato é que, primeiro, não dá para rotular a mulher como sendo só uma coisa ou outra, e segundo, quem disse que mulher gosta de "se ver" assim nesses comerciais? Porque a publicidade não acerta o tom? Talvez a Halina Medina tenha rascunhado a resposta: é difícil encontrar mulheres na área de criação das agências publicitárias. Faz sentido, afinal, a grande maioria (senão todos) dos profissionais da publicidade são homens.

Calma, não é feminismo! É realidade. A mulher anda cansada dessa publicidade repetitiva e, por que não, "sem noção". É só uma questão de pensar em uma publicidade que trate a mulher de modo mais criativo e que fuja da mesmice ora dona de casa, ora executiva poderosa, ora mulher gostosona.

E nem vou incluir aqui a questão da superexposição do corpo e da exaltação (e invenção) de uma mulher "perfeita"... Ai, que isso daria uma tese de doutorado!



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  Postadopor Blogagem Coletiva sobre a Mulher na Publicidade

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Carolina Pombo

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